domingo, 7 de março de 2010

A frente fria do Norte

De repente bate aquele frio
num vento que vem lá do sul
mas ele não vem de lá
vem de cima, bem de cima
acima da janela, da casa e dos telhados
acima do calor destruidor
do Norte e do Nordeste
Sertão e agreste
acima dos pecados da linha do Equador
o frio vem do norte
totalmente frio do país mais imperador
(onde lá só impera a dor)
de cultura diferente
com uma língua diferente
não é gente como a gente
São 01h20min da manhã
quando o frio resolve aparecer
entra pelo rádio que toca
com uma voz de menina mulher, fria
e conhecida
Elas, a voz e a menina fria (com o
seu frio que eu desconheço),
me avisam
lá em cima o frio é ainda mais frio
nem mesmo o nosso calor pode esquentá-lo
e a paixão aparece na sua forma concreta
com aquela frieza certa que se esconde
no fogo incontrolável de só se saciar
bem diferente do fogo inigualável
do fogo do amor que nunca vai acabar
Grand Canyon, Califórnia e Nova York
Frio, frio e frio
mas o pior de todos vem da neve
da neve do deserto de Nevada
- e Las Vegas? - Eu lhe pergunto
- deixe pra lá essa cidade morta!
"what happens in Vegas
stays in Vegas"
sou obrigado a deixar o seu frio de lado
mas e agora? o que eu faço?
o frio já veio e elas já se foram
bem, não tem mais jeito
viro-me de lado e pego a coberta
protejo-me o mais rápido que posso
até pegar no sono...