terça-feira, 14 de agosto de 2012

duo.tape & mixtone


  "músicas para os olhos que fazem cosquinhas na memória."



"estórias que fazem os super-heróis voltarem a ser crianças".


recebi em casa dois presentoings que me acertaram em cheio os zóios da lembrança:  “duo.tone”-do sr. vitor cafaggi * & “mixtape” - de sua hermana, a srta. lu cafaggi**.

I. duo.
que cor tem a sua lembrança?
sépia?p&b?
o mundo A.C. (antes da cor) ou D.C (depois da cor)?
todo menino sonhou um dia em ser super-herói.

todo super-herói sonhou um dia em voltar a ser criança.
nas primeiras páginas do livro, o homem sentado no ônibus, com os olhos ainda remelados com sonhos passados, foi recebido por uma claridade que veio com o sol nascendo outra vez. O mesmo sol de sempre. a mesma criança outra vez.

(“toro y moi –  still sound”).

tim é um garotinho que possui super poderes. poderes esses que salvam os nossos mundos.com o seu poder de imaginação, ele salva “cavernópolis” – sua própria caverna, sem temer o “incendiário” ou até mesmo platão.
seus super-amigos são: o gorila-rocha que lhe espera silenciosamente todos os dias, na mesma posição; o homem-água, sempre corren(teza)do dum lag(d)o para o outro lag(d)o; e o sr.lobo, o velho amigo do homem domesticado.
o homem sentado dentro do ônibus, vê a suas lembranças passarem de acordo com as páginas. ele é confortado pelos traços arredondados de vitor, que faz tudo ficar macio e suave. não se importa mais com os buracos do asfalto e o acento duro do ônibus.

sem ao menos perceber que o nosso lobo se transforma em um cãozinho de estimação, nós vamos nos mudando,mudando os outros, mundano.
na cidade, grande, os poderes são outros.
(“não há espaço para os sonhadores”).


 II. tone
Yoshio é um japonezinho que como qualquer outro,  já nasce com os olhos puxados para a tecnologia.  com o seu fone nos ouvidos:

(“modular - master of tarot”).

ele vai pass(e)ando pelas ruas...
ao 12h o mundo para.
eu paro tudo o que estou fazendo para ir encontra-la.

Passa(n)do pelas pessoas, somos só eu e os fones de ouvido. somos moléculas circulando pelas veias da cidade.
(as pessoas são todas feias quando estão trabalhando?).

me distraio com(o) uma máquina.
“não sou máquina, homem é o que soul”.
e se as máquinas resolverem dominar os humanos?

o corpo é a maquina do homem.
sou dominado pelos meus pensamentos maquiavélicos.
de repente,a minha consciência é a única parte realmente humana em todo o meu corpo de máquina.

eu não quero ser máquina.
prefiro ser bicho e sair voando.
pega-la na porta do local onde nos encontramos sempre.
e sair voando por aí como dois bichos grilos.

III. mixtape

neste pequenino livro do cassete, 4 volumes:
1 –sento.
2 – solto.
3 – aperto.
4 – trago.
entre uma tragada e outra, a música toca os meus olhos.
os traços de lu são mais arredondados do que o de vitor.
simples.
delicados.
femininos.
redondos.

é música para os olhos.
(dizem que o 4 é a completude).
destilo a minha infância em quatro/tempos.
lembranças compactadas que grudam e fica difícil de sair.

IV. duo.tape & mixtone
qualquer outro comentário mais aprofundado sobre os livros do vitor & da lu pode acabar com a surpresa de seus trabalhos:
ele é o super-menino que lê gibis.
ela é a menina que observa a avó; absorve o mundo.
eles tabalham em equipe.

(suas diferenças são meros detalhes, quase imperceptíveis, que no final das contas se completam).
através de seus traços o mundo fica mais redondo.
(esse era o mundo que eu imaginava nos tempos de moleck).
o que eu posso dizer é: de ontem para hoje eu tive a impressão de ter voltado para um outro tempo que não esse.
um passado que não era meu.
de ter tido uma irmã que eu nunca tive.
de ter sido um super-herói que eu nunca fui.
em meio a tanta tecnolorgia e velocidades velox,
vitor & lu cafaggi me fizeram puxar o freio de mão.
olhar para trás, no meio do caminho,
e notar que eu andei perdendo alguma coisa após tantas mudanças.

(o que restou são lembranças...)





* ele (vitor) é o famoso autor das tirinhas do “valente” (o meu fiel amigo nos dias de domingo) que são publicadas no “segundo caderno” do jornal “o globo” , todos os domingos. para mergulhar no mundo nouvelle vaguiano de vitor acesse o blog: http://punyparker.blogspot.com.br/

**ela (lu) (que eu conheci os seus trabalhos recentemente), ao lado de seu hermão, desenharam a 4 mãos a turma da mônica, em um “remake” das mitológicas historinhas do maurice de source . para se apaixonar com os traços da lu, acesse o blog:
http://lospantozelos.blogspot.com.br/